Search

quinta-feira, 27 de março de 2014

Um aparte o que acho acerca do Voluntariado Rock IN Rio ( voluntariado oficial )



Olá Olá...

Hoje o post não é sobre o tema habitual, mas como este blog também passa pela minha vida pessoal e não só pelo assunto da Causa Animal, resolvi deixar aqui a minha opinião, sobre o assunto do " Voluntariado Oficial do Rock in Rio"... digo oficial, pois quem estiver atento sabe que existem muitos não oficiais no evento ...


Ora aqui começa, desde a primeira edição do Rock in Rio no nosso país, e acredito que lá fora também, que o R.I.R tem voluntários escolhidos por uma entidade responsável por esse assunto, que actualmente é a Marginal Voluntariado , tive conhecimento disto no ano de 2010 através de uma amiga, que na altura já ela estava inscrita neste programa, e eu mais tarde me inscrevi.
Nesse ano com muita pena minha não foi escolhida : ( mas ela foi, eu fui ao R.I.R como espectadora normal , e adorei, e ela adorou ainda mais e ia-me dizendo como é que aquilo funcionava... Fiquei maravilhada, não ouvi 1 ponto negativo, toda a gente do voluntariado anda contente, dão-se bem, é uma experiência única dizia ela...

Em 2012 meti pés ao caminho, e inscrevi-me também, felizmente fui escolhida, e embora nesse ano a minha cabeça andasse na lua com outro motivo o qual exigiu muita preparação de minha parte, e o R.I.R calhou mesmo no meio dessa etapa onde estive, mas fui na mesma ...

Estava um pouco naquela ao ir para lá, andava nervosa por causa do outro assunto, mas sem dúvida que me fez bem ir...

Uma semana antes do evento, há a formação no local, e esse no meu ponto de vista é um dos pontos menos positivos, pois quem e de longe tem de ir lá de propósito só por esse dia, no meu caso eu nessas semanas já estava em Lisboa devido ao outro assunto ... Talvez essa formação pudesse ser dada 1 dia antes do primeiro dia do festival, para quem é de longe gastar menos uma ida a capital...

Nesse dia de formação, temos um cheirinho do que irá ser o ROCK IN RIO, conhecemos os voluntários, sabemos em que parte do festival vamos voluntariar, e tiramos as fotos de grupo.


Nesse ano ( 2012) a madrinha  do evento Cláudia Vieira, e até apareci com um colega na tv, eheheh


Na semana seguinte, no primeiro fim de semana dos concertos,  como não tinha onde ficar, começamos a falar todos na net ( os voluntários escolhidos), e comecei a falar com um rapaz que também era do Porto, e combinamos ir de carro com mais 2 raparigas ( já ai a minha viagem para lá ia ficar mais em conta).
Ele também não tinha onde ficar alojado, e eu arranjei um quarto para cada um de nós por apenas 10 euros a cada um, no mesmo apartamento num dos bairros ali a volta, ya mesmo á malucos lá fomos nós...


Aqui está a minha bela e estimada credencial : )

O meu serviço digamos assim, foi na STREET DANCE, onde tive oportunidade de abanar o capacete, ver alguns famosos e tal, e a minha função era encher os frigoríficos com bebidas, ya fui completamente explorada e quando saia do turno mal tinha forças para andar,como podem ver nas fotos seguintes.

Eu e a minha Nandes que foi quem me empurrou para isto ;p 



 Eu cansada depois de voluntariar, saltar nos concertos e andar na caça aos brindes, já em casa...

 Eu e uma das meninas que conheci lá, que também era da Street Dance , estamos mesmo na área onde voluntariavamos ... 


  Lá no meio ainda nos cruzamos com a Lady Gaga, embora não seja fã, ela pediu-nos para tirar-mos uma foto com ela, e lá lhe fiz a vontade ... 


  Eu e outra das amizades que lá fiz, a Ana Costa nesta foto estava com ela em Viana do Castelo : )


 Um passatempo que ganhei da MEGA FM, uma tshirt e cd dos Evanescense... 


 Eu com o João Arroja, na altura ainda apresentador do programa Curto Circuito da Sic Radical... 

Podia-vos por aqui 100 e tal fotos, dizer mais umas linhas, mas nada descreve a 100% esta experiência que tive.
Na altura o outro assunto onde estava, não correu muito bem, e este voluntariado ajudou-me a ultrapassar um pouco isso...

Este ano inscrevi-me de novo, porque é uma experiência brutal, onde fazemos amizades, conhecemos muita gente, esquecemos um pouco a crise, divertimos-nos e aprendemos acima de tudo, aprendemos sempre alguma coisa ... 

Andam aí grandes polémicas acerca deste voluntariado, acho que cada um é livre de ter a sua opinião, mas o pessoal não percebe bem o intuito deste voluntariado e põe-no no mesmo tacho do que outros abusivos que infelizmente também os há. Quem não está de acordo, simplesmente não se inscreve... mas falar do que não sabe é muito mau ; )

Como faço (ou fazia), trabalhos como promotora de marcas, vi que nesse ano  ( 2012) algumas agências a troco de trabalho no qual são pagas pelas marcas que as contratam, pediam (em vez de promotores pagos ) voluntários para trabalhar lá, isso sim na minha opinião é muito mau, o único voluntariado oficial é este, qualquer outro que vejam  está-se a aproveitar da oportunidade para ter trabalho gratuito lá ... 
Para ficarem com mais um cheirinho deixo os vídeos de 2012, onde devo  aparecer talvez ; ) 

 O voluntariado no Rock In Rio é uma experiência única, que há de 2 em 2 anos, e espero neste ano ser escolhida porque é enriquecedora  em todos os sentidos para aqueles que fazem parte dela  ... 




                                                                                Até á próxima, 






2 comentários:

  1. é isso mesmo...se fosse uma coisa má não apareciam certamente tantos inscritos a cada RIR :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o pior é que andam mesmo a denegrir a imagem,ou a tentar.. até naqueles sites do ganhem vergonha e etc, são apenas uns dias onde muita gente se esquece da crise, das coisas más, e se diverte e ve os concertos...

      Eliminar

Opinião ou Sugestão ? Deixe aqui :)