Search

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Os testes em animais - A minha opinião


Olá Amigos, Seguidores ou apenas curiosos do meu blogue :)

O assunto de hoje é um dos que me toca no meu dia-a-dia, os testes em animais e os produtos CRUELTY FREE .

Tento em todas as minhas escolhas, apenas comprar produtos que não sejam testados em animais, não fosse eu uma defensora da causa, em todos os moldes.

Se fosse há uns 15/20 anos atrás lamentaria o facto de não haver outra forma de termos produtos seguros, porque ainda não havia pesquisas, estudos suficientes... etc ...
Mas neste momento testar em animais é um acto de pura indiferença, de egoísmo e de pouco carácter até.

Temos alternativas viáveis para os testes em animais,  que muitas marcas já utilizam ( ver estes links )

Felizmente  várias marcas opõem-se á vivissecção, e aparecem mesmo com orgulho dizendo que são CRUELTY FREE.




Estes são os símbolos que me enchem de orgulho e alegria sempre que encontro produtos que os detêm :)


Hoje em dia para sabermos se uma marca testa em animais existem sites onde dispõem essa informação ( veja  aqui ) no entanto estas listas estão super incompletas.  
Há muito mais marcas que nem aparecem, tanto marcas conhecidas de todos, como marcas pequenas. Como por exemplo a CHANEL, e tenho ideia que a CHANEL há uns tempos atrás aparecia como NÃO TESTA EM ANIMAIS,  e neste momento não aparece em nenhuma lista.

Aqui vai a minha opinião sincera, e como consumidora. Todos os produtos, todos sem excepção desde os produtos de marcas, aos marca branca, desde o liquido de lavar a loiça, ao shampô, a pasta de dentes, deveriam ter o simbolo identificador como NÃO TESTA EM ANIMAIS, ou no caso de testar TESTA EM ANIMAIS, e por exemplo com uma caveira, porque não ?
Há muitas marcas que não testam, e não têm qualquer símbolo, o que é uma perda de valor no que toca a marca.
Os consumidores deveriam ter acesso a esta informação, sem ser preciso passar tempos aqui na NET a pesquisar se marca a,b ou c testa em animais.
Confrontados com a realidade, cabe a cada um decidir se é indiferente á causa,ou se se preocupa.
A minha mãe adora animais, mas sabe lá pesquisar isto na internet? Sabe lá que marcas testam ou não testam... sempre que vou ás compras com ela, é ela a por um produto no carrinho e eu a tirá-lo e a dizer porquê ... 

A LUSH fez uma óptima campanha de sensibilização acerca dos testes em animais, mostrou em que consistiam utilizando uma pessoa para o efeito, confesso que fiquei com as lágrimas nos olhos, principalmente com a ultima parte em que pegam na rapariga, e a deitam fora simplesmente, tal como fazem como muitos animais  vejam aqui o video

A Lush é totalmente Cruelty Free, e tenho pena que não exista nas minhas redondezas :(
                                        
(podem sempre comprar online )



Num mundo civilizado e evoluído , da mesma maneira que a ASAE fecha restaurantes que têm baratas na cozinha, deveria haver uma autoridade que controla-se isto nos laboratórios das empresas, para que uma que diga que "não testa " mas que afinal "testa", não tivesse oportunidade de mentir e enganar clientes ( como quase de certeza acontece).

Num mundo ainda mais civilizado, evoluído e com respeito por todos, essa autoridade impediria que qualquer marca testasse em animais, pois os testes seriam proibidos em todo o mundo, para qualquer que fosse a área, medicina, cosméticos, produtos de limpeza 
( etc etc etc ).


Há formas para testar os ingredientes, como referi em cima.


Outra coisa,
Várias marcas até nem usam isto de testar em animais, mas como são vendidas na CHINA, e como a CHINA gosta tanto de qualidade ( basta ir a uma loja dos chineses para perceber isso), obriga a que todos os produtos vendidos lá, sejam testados em animais.

Ou seja essas marcas diziam " não fazemos qualquer teste em animais"... e passam a dizer
 " não fazemos qualquer teste em animais, a não ser quando exigidos por lei" ....
 
como acontece com a MAC  e REVLON por exemplo.



 ( Revlon marca essa que eu tanto gostava, e até há uns tempos estava na lista branca da peta. )



Existe uma petição neste momento,que pretende por fim aos testes em animais em todo mundo:


http://www.crueltyfreeinternational.org/pt/thanks/the-body-shop

Assinem, por favor 




Para não deixar isto bem massudo, e acho que já perceberam bem qual a minha posição relativamente aos testes em animais, vou deixar apenas uma conclusão final.
Tentem sempre usar uma marca que tenham a certeza que não testa, apesar de desde dia 11 de Março deste ano, terem sido proibidos os testes em animais na Europa.
No meu caso em caso de não saber , compro marcas de supermercado. Posso estar a agir errada, mas o meu pensamento é não dar o dinheiro as grandes marcas.



Para as marcas:

Os consumidores são cada vez mais atentos, e terem um símbolo de CRUELTY FREE, iria atrair mais compradores, e para nós consumidores cruelty free,  iria alargar a nossa escolha.


Os testes em animais não são dignos seja para o que for.
É feio, desnecessário, e desumanos.... Vamos Evoluir :)


Falarei com orgulho de cada marca que evoluir e passar a não testar.
E uma das que mais gostava, porque eu era cliente, era  REVLON.

Falei com a REVLON PORTUGAL , através de facebook, marca a qual agradeço a prontidão e esclarecimento na resposta.

Apesar de me acreditar nas razões que me deram :
[ -a REVLON passou a estar na lista negra por vender na CHINA, e como a peta quer que todas as marcas deixem de vender, para que esta  mude a legislação, tira todas as marcas que vendam na china, das listas cruelty free.
 Ou seja  a REVLON está na CHINA e a peta retirou-a da lista CRUELTY FREE, como fez também noutras marcas . ]

Não posso usar a marca, (com muita muita pena acreditem) porque apesar de saber que fazem um esforço e nem testam em animais, vender na china é um impedimento para que esse país tão "especial", continue a não querer saber de nada, e exija testes nos pobres animais.   =(
A minha opção por salvaguardar os direitos dos Animais , põe me  á prova muitas vezes, "entre o coração e a razão " como se costuma dizer. Neste caso a minha vaidade,  não me pode fazer desleixar na minha convicção que é privilegiar os produtos e marcas CRUELTY FREE. 


Se todas as marcas assim de renome e de qualidade se retirassem do país, além dos clientes em todo o mundo aumentarem, e a China ficar numa posição quase que obrigada a repensar as leis, mais que tudo isso, e mais que eu feliz por poder usar mais marcas, (vaidosa que sou), muitas vidas de animais seriam poupadas e respeitadas.


Quase quase a terminar o post ... 

Aproveito para deixar aqui uma nova marca que vai estar mais presente no meu blogue ( marca de cosméticos)


Disponível na loja WE ARE GLAM PEOPLE

Quem efectuar compras acima de 25€ e mencionar o CÓDIGO :
JA25OF
 tem um presentinho grátis.


Elixir Company, foi fundada em Londres, HÁ 8 anos atrás.

Uma marca com o principio CRUELTY FREE ( livre de testes em animais)
Durante estes anos, a nossa empresa tem se expandido rapidamente e de forma constante, tendo como grande vantagem a qualidade do produto e os preços competitivos.

A We Are Glam People é uma das primeiras lojas, a ser representante desta marca, que tem vindo a conquistar o mundo feminino. "






Por fim  Vou deixar alguns links para quem se interessou pelo tema, possa saber mais:" .. 12 million animals are used in European laboratories every year – that’s 137 animals suffering in cruel and painful experiments every 10 minutes. The European Coalition to End Animal Experiments (ECEAE) is Europe's leading alliance campaigning on behalf of animals used in laboratories "
http://www.eceae.org/

http://www.fightinganimaltesting.com/        <- FIGHTING ANIMAL TESTING


http://www.leapingbunny.org/shopping.php  <- Leaping Bunny http://www.centrovegetariano.org                    <- CENTRO VEGETARIANO

http://www.pea.org.br/                                      <- PEA ( a peta em português )



 OBRIGADA PELO SEU INTERESSE NESTE POST



Com amizade,


Joana Armstrong

6 comentários:

  1. A China nunca olhou a meios para atingir fins, eu nao quero acreditar que eles continuam a exigir testes em animais, quando existe alternativas mais fiaveis e sem prejudicar inocentes.
    Para mim isto é como as touradas...é uma questao de tempo ate acabar. Se na Europa que é a casa forte sobretudo dos productos comesticos (Paris, Londres, Berlin,Milão etc) se cá é abolido os testes em animais, que remedio vai ter que ter o resto do mundo em adaptar-se

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente isto e uma pratica tão comum, que o fim em todo o mundo ainda me parece um pouco ao fundo do túnel :(
    É muito fácil comprar tudo o que vem primeiro á mão, mas depois de saber como são feitos os testes em animais, e sem fundamentos para a realização dos mesmos, comprar produtos que não sejam CRUELTY FREE, é ser indiferente e compactuar ...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela iniciativa de criar um blog que aborde este tema. Quanto mais blogs, páginas e pessoas falando sobre este assunto, melhor! ^_^

    Não conhecia a Elixir. Eles enviam para o Brasil?

    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Joana, por que voce nao faz uma página no facebook pra ajudar a divulgar seus posts para amigos e familiares? Seria uma boa opção de compartilhamento. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Melissa :)
      Eu ja tenho página de facebook, mas se calhar nao associei a este blog ( sou nova nestas coisas).. mas aqui fica:
      https://www.facebook.com/joana.armstrong.page

      A marca Elixir estará a venda na WE ARE GLAM PEOPLE e eles enviam para o Brasil sim, tive outra menina que perguntou e até achou que os produtos la no geral são mais baratos, aqui fica a pagina:

      https://www.facebook.com/we.are.glam.people


      Beijinhos e obrgada pela visita

      Eliminar

Opinião ou Sugestão ? Deixe aqui :)